Tomografia Axial Computorizada

Novidade


​Já foi inaugurado o mais recente meio de diagnóstico tornado possível no VetOeiras Hospital Veterinário. Com a chegada da Tomografia Axial Computorizada, a equipa VetOeiras vê concretizado mais um projeto de expansão e crescimento, ao serviço da saúde dos animais de estimação.

O que é e para que serve a TAC?

  1. A Tomografia Axial Computorizada permite ao médico veterinário observar de forma não invasiva, em enorme detalhe, vários orgãos e zonas do corpo do paciente. ​
  2. Este meio de diagnóstico implica o recurso a um equipamento próprio, de grandes dimensões e conhecimento técnico especializado na interpretação dos resultados.
  3. O equipamento e o procedimento é exatamente igual ao da medicina humana, com a diferença de que os nossos pacientes animais precisam de ser anestesiados para garantir a imobilização.
  4. Com o TAC no VetOeiras, poderemos ter recurso a exames detalhados do crânio e coluna vertebral (hérnias discais, tumores, fraturas, etc), tórax, abdómen, membros, etc. para poder analisar em maior detalhe e com maior rapidez os casos clínicos que nos chegam.

​Uma ferramenta de diagnóstico poderosa

Todos os meios de diagnóstico que utilizamos no VetOeiras são importantes. A começar pelo exame clínico realizado pelo Médico Veterinário, juntamente com o histórico contado pelo tutor. Essa é a ferramenta mais poderosa de todas. Não obstante, há alturas em que os nossos sentidos limitam a informação de que necessitamos para obter um diagnóstico ou confirmar um diferencial. Nessas alturas recorremos aos meios complementares de diagnóstico. Uma TAC permite ver imagens do interior de uma zona do nosso paciente mas, ao contrário da radiografia que origina uma única imagem plana, a TAC origina várias imagens ou "cortes" cuja análise conjunta possibilitam uma reconstrução tri-dimensional da zona afetada. É essencial quando queremos aferir uma localização exata (p.ex. de um tumor) ou detetar patologias que não são facilmente identificáveis com outros meios de diagnóstico. E passou a estar disponível no VetOeiras Hospital Veterinário. Para os nossos pacientes, claro, mas também como serviço de referência para outros centros de atendimento médico-veterinário.
Sabe ver se o seu gato tem excesso de peso?
Dizem que “O amor é cego” mas que impacto terá esta frase em nós, tutores orgulhosos dos nossos animais de estimação? Qualquer tutor de um gato tem a noção de que muitas vezes os nossos patudos estão a ficar mais redondinhos.
Entre em contato connosco
Coloque-nos questões, tire dúvidas ou saiba mais acerca dos serviços prestados pelo VetOeiras Hospital Veterinário. Somos cuidadores primários e também centro de referenciação para outros Centros Veterinários nas áreas de cirurgia, consultas de especialidade e meios complementares de diagnóstico.
   Li e aceito a política de privacidade referente à utilização dos meus dados