Fisioterapia Veterinária - IFRA

Instituto de Fisioterapia e Reabilitação Animal




Aplicações


Melhorar o desempenho físico e a qualidade de vida dos animais;

Aumentar a massa muscular dos animais de um ou mais membros;

​​Recuperar a capacidade do animal se levantar, ficar em pé, andar ou correr após uma lesão ou cirurgia ortopédica ou neurológica ou devido a processos crónicos em animais com dificuldades locomotoras prolongadas;

Importante para diminuir a dor, ganhar massa muscular, haver um movimento normal dos membros e dar qualidade de vida ao animal para que possa andar e correr sem dificuldade, sem coxear e sem necessitar de terapêutica frequente com anti-inflamatórios, em doenças como a displasia da anca, displasia do cotovelo, fraturas, osteoartrite, lesões musculares, tendinosas ou articulares, em animais com hérnias discais, com dor ou com excesso de peso, entre outros.

A fisioterapia é essencial para melhorar a qualidade de vida de animais seniores que têm dificuldades para se deslocar, para se levantar, para subir escadas, que já não têm uma vida ativa devido à dor articular ou com origem no sistema nervoso, para animais que coxeiam, que arrastam as patinhas, que tremem quando estão em pé, que têm pouca massa muscular, que deixaram de saltar ou de correr, para animais que fizeram qualquer cirurgia ortopédica, para animais atletas que querem estar na sua melhor performance nas provas sem lesões musculoesqueléticas e com resistência física para trabalhar.

Treino de condicionamento físico e recuperação de cães de trabalho ou atletas.

Planos alimentares para perda de peso, acompanhados de treinos físicos adequados ao animal para que perca peso de forma saudável e com manutenção da massa muscular.

 

Modalidades da fisioterapia
 

Calor em lesões crónicas articulares e musculares, com dor e diminuição de amplitude de movimentos, utilização de ultrassons para aquecer em profundidade.

Gelo em lesões agudas, edema dos membros, nos primeiros dias após cirurgias ortopédicas.

Massagem para relaxamento muscular, diminuição da dor, ativação dos sistemas cardiovascular e nervoso nos membros, diminuição de contraturas musculares.

Eletroestimulação – aplicação de corrente elétrica para o relaxamento ou ganho de massa muscular, para estimular o sistema nervoso sensorial, para diminuir a dor musculo-esquelética.

O Laser tem efeitos anti-inflamatórios sobre articulações em osteoartrose ou lesões agudas com ou sem cirurgia; melhora o funcionamento do sistema nervoso em animais que arrastam as patinhas e/ou que têm fraqueza muscular em dois ou nos 4 membros ou que deixaram de andar; acelera a cicatrização de feridas cutâneas.

Exercícios terapêuticos passivos – mobilização manual das articulações e alongamentos.

Exercícios terapêuticos assistidos são desempenhados ativamente pelo animal que apresenta alguma contração e força musculares e algum controlo sobre os membros com a ajuda do técnico, como a bola de fisioterapia ou colocados em estação sobre superfícies instáveis.

Exercícios Ativos - Obstáculos, percursos em oito, passadeira terrestre, entre outros.

Hidroterapia em passadeira subaquática (underwater treadmill) com água entre 26 e 28ºC, com altura da água e velocidade da passadeira ajustadas ao animal, sempre acompanhados e avaliados quanto ao ritmo cardíaco e respiratório e à resposta do animal ao exercício. O animal caminha ou corre dentro de água, esta suporta o seu peso e alivia as articulações e a coluna, permite que o animal faça um movimento amplo com os membros como se estivesse a nadar, aumenta a força e a massa muscular, aumenta o equilíbrio, diminui o coxear de um ou mais membros, diminui a dor e aumenta a resistência cardiorrespiratória do animal.

Contacte-nos se pretender obter mais informações sobre Fisioterapia Veterinária para o seu animal de estimação.
Sabe ver se o seu gato tem excesso de peso?
Dizem que “O amor é cego” mas que impacto terá esta frase em nós, tutores orgulhosos dos nossos animais de estimação? Qualquer tutor de um gato tem a noção de que muitas vezes os nossos patudos estão a ficar mais redondinhos.
Entre em contato connosco
Coloque-nos questões, tire dúvidas ou saiba mais acerca dos serviços prestados pelo VetOeiras Hospital Veterinário. Somos cuidadores primários e também centro de referenciação para outros Centros Veterinários nas áreas de cirurgia, consultas de especialidade e meios complementares de diagnóstico.
   Li e aceito a política de privacidade referente à utilização dos meus dados